Assessoria técnica – Medicina

Cálculo de Blindagem

O cálculo de blindagem tem por finalidade estabelecer princípios de proteção radiológica em salas de radiodiagnóstico, definindo as barreiras necessárias para as áreas controladas e livres, quando aplicáveis.

Memorial descritivo

O Memorial Descritivo de Proteção Radiológica é um documento que descreve detalhadamente o serviço da instalação, o Plano de Proteção Radiológica e também o Programa de Garantia de Qualidade.

Levantamento Radiométrico

Tem por finalidade verificar se os níveis de dose equivalente a que estão expostos os trabalhadores e indivíduos do publico estão dentro dos limites estabelecidos pela legislação.

Teste de Fuga de Cabeçote

Tem por finalidade verificar se os níveis de radiação de fuga (radiação que sai do cabeçote sem ser pela janela) a 1 m do ponto focal estão dentro dos limites estabelecidos pela legislação.

Controle de Qualidade

Tem por objetivo manter e averiguar o desempenho dos equipamentos dentro dos padrões de conformidade estabelecidos pelas legislações vigentes e garantir o bom desempenho com baixas doses no paciente.

Plano de Proteção Radiológica

Documento exigido para fins de licenciamento da instalação, que estabelece o sistema de radioproteção a ser implementado pelo Serviço de Radioproteção.

Assessoria na Investigação de Dose Elevada

Propõe uma abrangência de informações para coletas de dados, auxiliando na avaliação e investigação da origem da dose recebida pelo Indivíduo Ocupacionalmente Exposto, em sua rotina de trabalho ou em situação de emergência/acidente.

Serviços Complementares

Conjunto de ações sistemáticas e planejadas visando garantir a confiabilidade adequada quanto ao funcionamento de uma estrutura, sistema, componentes ou procedimentos, de acordo com um padrão aprovado. Em radiodiagnóstico, estas ações devem resultar na produção continuada de imagens de alta qualidade com o mínimo de exposição para os pacientes e operadores.